Movimentação intensa impulsiona transportes e turismo em Santa Catarina, que lidera crescimento nacional no setor de serviços – Foto: Roberto Zacarias/Secom

Estado registra alta de 3,4%, impulsionada por transportes e turismo, enquanto país apresenta leve retração

Santa Catarina começou 2025 com um desempenho expressivo no setor de serviços, registrando um crescimento de 3,4% em janeiro na comparação com dezembro de 2024. Esse resultado, divulgado pelo IBGE, colocou o estado na liderança nacional, em contraste com a leve queda de 0,2% registrada na média brasileira.

O avanço foi impulsionado, sobretudo, pelos segmentos de transporte, turismo e serviços de informação e comunicação. O aumento da renda da população catarinense, que acumulou alta de 14,6% em 2024, também favoreceu a ampliação do consumo de produtos e serviços.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, a economia catarinense segue aquecida, gerando empregos e movimentando diferentes setores. Ele destaca que o crescimento industrial e a necessidade de escoamento da produção fortaleceram o setor de transportes, criando um efeito positivo em toda a cadeia logística.

e2acb289 d342 4146 80b5 c5aeffbec2c3

O transporte estadual teve um aumento significativo de 8,2% no volume de serviços em janeiro, tornando-se o segundo maior crescimento do país, atrás apenas do Rio de Janeiro, que avançou 17,5%. Santa Catarina superou estados como Minas Gerais, Paraná e São Paulo, cuja média nacional recuou 0,6%.

O turismo também apresentou um desempenho expressivo, com expansão de 7% em relação ao mesmo período do ano passado, um índice duas vezes maior que a média brasileira de 3,5%. Na comparação entre janeiro e dezembro, Santa Catarina liderou o crescimento nacional do setor, com alta de 1,7%, enquanto a média do país registrou retração de 6,4%.

Os dados reforçam a relevância do setor de serviços para a economia catarinense, impulsionado pelo aumento da demanda interna e pelo fluxo intenso de turistas durante a temporada de verão.