Foto: Eduardo Valente / GOVSC

Desenvolvimento portuário do estado supera média nacional, aponta relatório

No primeiro trimestre de 2024, os portos de Santa Catarina apresentaram um desempenho positivo, registrando um aumento de 6,6% na movimentação de cargas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) nesta quinta-feira (9), mostram que o estado superou o crescimento médio nacional, que foi de 5,2%.

O Secretário da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, destacou a importância do setor portuário para a economia catarinense e elogiou a iniciativa do governador Jorginho Mello em criar a secretaria.

Em relação à movimentação de contêineres, os portos catarinenses movimentaram 6,4 milhões de toneladas, representando um aumento de 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Destaca-se que o estado responde por 19,17% de toda a movimentação nacional de contêineres.

Portonave liderou a movimentação de contêineres, seguida por Itapoá e Imbituba. Quanto ao desempenho geral, São Francisco do Sul liderou, seguido por Portonave, Itapoá, Terminal Aquaviário de SFS e Imbituba, com outros terminais apresentando desempenhos menores.