O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA), entregou nesta quinta-feira (6), mais um título de registro de inspeção. Desta vez, a entrega foi feita ao açougue do supermercado Meschke, na sede localizada na Avenida do Estado. A fiscalização e entrega do título de registro possibilita que os açougues sejam classificados como entrepostos em supermercados ou similares, o que permite que estes estabelecimentos possam temperar as carnes.

O processo de obtenção do título de registro pode variar de acordo com o tipo de estabelecimento e a agilidade na entrega das documentações e modificações necessárias. Nos entrepostos em supermercados, ainda é preciso ter uma sala ou local separado e adequado para a manipulação e processo de tempero da carne. Apenas estabelecimentos inspecionados pelo Serviço de Inspeção podem temperar.

Após a entrega do título de registro, os estabelecimentos são inspecionados frequentemente. São fiscalizados os processos de recebimento, produção, embalagem e armazenamento dos produtos para assegurar toda a higiene e qualidade necessárias. “Isto traz segurança para os consumidores, por isso, é importante consumir produtos de origem animal que sejam inspecionados, seja pela inspeção municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF)”, declara a médica veterinária, Helena Claudino.

Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA)

O SIM está presente em Balneário Camboriú desde julho de 2019, após ser aprovado o Projeto de Lei Complementar 41/2019 que criou o serviço na cidade. Até o momento, foram três título de registro entregues no município. No momento são 8 as empresas em processo de obtenção do título que vão de empresas que manipulam carnes a de pescados e derivados lácteos.

Para aderir ao Serviço de Inspeção, as empresas devem entrar em contato pelo telefone 33634170, email simpoa@bc.sc.gov.br ou se dirigir até a sede na Rua 916, , no 535, no piso inferior da Vigilância Epidemiológica.


Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200