Foto: Divulgação PMI

Cultura gaúcha, música e gastronomia encantam público; evento já mira 2026

Itapema viveu dias de alegria e tradição durante a primeira edição da Semana Farroupilha, que terminou no domingo (14) com forte participação de moradores e visitantes. A programação teve início na sexta-feira com a chegada da Chama Crioula e cavalgadas, e se estendeu por shows musicais, danças gaúchas, oficinas culturais e, claro, muita comida típica.

As invernadas artísticas encantaram o público, com apresentações de grupos gaúchos locais e visitas do público à Praça da Paz, núcleo central dos eventos. O aroma de costela de chão, chuleta e carreteiro invadiu os espaços, reforçando não só o paladar mas também o vínculo afetivo de muitos com essa cultura.

A Secretaria de Turismo coordenou o evento em parceria com os CTGs Tropeiros do Litoral, Coração de Laçador e Amigos Sem Fronteiras. A união desses grupos foi apontada por autoridades como fundamental para dar autenticidade e riqueza cultural à festividade.

O prefeito Alexandre Xepa celebrou a estreia dizendo que o evento trouxe uma nova identidade para a agenda cultural de Itapema: “reunir famílias, celebrar tradições, promover alegria”, foram algumas das palavras que destacou. A secretária Pati Marin também expressou satisfação com a resposta do público, ressaltando que já há ideias e planos para tornar a edição de 2026 ainda maior e mais marcante.

Além dos shows, a Semana teve momentos de convivência: mateada, danças típicas, poesia, música de acordeom e gaita, além de espaços para crianças, o que garantiu que o evento fosse acessível a todas as idades. A expectativa é de que o evento se consolide no calendário municipal e atraia ainda mais turistas nos próximos anos.