Evento reforça a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma, tumor mais comum em crianças
No último sábado (21), o Hospital Infantil Joana de Gusmão realizou um mutirão de consultas para prevenção do retinoblastoma, o câncer ocular mais frequente entre crianças. Com o apoio da Sociedade Catarinense de Pediatria, a ação atendeu 93 crianças e contou com a participação de uma equipe médica especializada e voluntários, além da colaboração de estudantes da UFSC e da Unisul.
Maristela Cardozo Biazon, diretora do hospital, explicou que a iniciativa teve como foco sensibilizar a população sobre os sinais da doença. “Identificar o retinoblastoma nos estágios iniciais aumenta consideravelmente as chances de cura. Esse evento é uma forma de conscientizar e oferecer atendimento especializado.”
A leucocoria, conhecida como reflexo branco no olho, é um dos principais sintomas do retinoblastoma, uma doença que afeta uma em cada 20 mil crianças. Outros sinais incluem estrabismo repentino e alterações na visão. A oncopediatra Denise Bousfield da Silva reforçou a importância de avaliações oftalmológicas regulares durante a infância, especialmente nos primeiros anos de vida.










