
Caminhão-tanque trafegava a 57 km/h, abaixo do limite, antes de tombar e provocar incêndio que destruiu 25 veículos e deixou feridos no Morro dos Cavalos
A explosão de um caminhão-tanque carregado de etanol, que chocou o país em 7 de abril, teve um novo desdobramento com a divulgação de imagens inéditas que revelam a velocidade do veículo segundos antes do acidente. De acordo com a análise técnica veiculada pelo Fantástico, o caminhão trafegava a 57 km/h — dentro do limite permitido — no momento em que tombou no Km 233 da BR-101, na altura do Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC).
O motorista, Tiago Antônio Chies, seguia viagem ao lado da esposa rumo a Esteio (RS). Ambos sofreram queimaduras de segundo e terceiro grau, mas permanecem estáveis. Segundo o médico Anderson Stahelin, o caminhoneiro teve 17% do corpo queimado e sua companheira cerca de 13%. Nenhum dos dois precisou de UTI.
O incêndio, de grandes proporções, consumiu 25 veículos — entre eles 21 carros, três carretas e o caminhão que provocou a tragédia. Outras três pessoas também se feriram. O Corpo de Bombeiros relatou que o número exato de veículos envolvidos só pôde ser confirmado após a limpeza da pista.
O proprietário da empresa responsável pelo caminhão, Leonir Schneider, afirmou que o veículo estava com a manutenção em dia e documentação regular. A empresa possui seguro contra terceiros, mas não cobre a totalidade dos danos. A Polícia Rodoviária Federal ainda investiga as causas exatas do tombamento.
O trecho da BR-101 ficou interditado por cerca de 16 horas, sendo liberado somente na manhã da segunda-feira (8).
Vídeo revela velocidade de caminhão instantes antes de explosão que causou tragédia na BR-101
A explosão de um caminhão-tanque carregado de etanol, que chocou o país em 7 de abril, teve um novo desdobramento com a divulgação de imagens inéditas que revelam a velocidade do veículo pic.twitter.com/T3A6hqBIbU— G7SC Noticias (@NoticiasG7sc) April 14, 2025