Foto: Divulgação

Campanha estimula doação de parte do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência, que atende mais de mil crianças e adolescentes no município

Durante o período da declaração do Imposto de Renda, moradores de Itapema têm a chance de transformar vidas por meio da solidariedade. A campanha “Rugido do Bem”, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), incentiva a doação de parte do IR ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA), recurso que financia projetos voltados a crianças e adolescentes da cidade.

Com o apoio das secretarias de Assistência Social e de Finanças, a ação tem como meta ampliar o impacto positivo das iniciativas sociais. Atualmente, o FIA viabiliza o atendimento de mais de mil crianças em situação de vulnerabilidade, por meio de entidades que recebem cerca de R$ 2 milhões por ano.

Segundo estimativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Itapema tem potencial para arrecadar mais de R$ 1,6 milhão por meio da destinação do IR. Todo o valor permanece no município, garantindo a continuidade de programas essenciais.

Pessoas físicas podem doar até 3% do imposto devido e empresas, até 1%, sem custo adicional, desde que façam a declaração no modelo completo. Basta orientar seu contador para incluir a doação.

“É um gesto de cidadania. Com poucos cliques, é possível fortalecer projetos sérios que mudam realidades”, reforça Diego Cabalheiro, presidente do CMDCA.