Por unanimidade, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reverteu a cassação dos diplomas do prefeito Renato Gama Lobo (PSD) e do vice-prefeito Walmor Berretta Junior (PSD), de São Francisco do Sul. Em janeiro, os dois tiveram os mandatos suspensos pelo TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2016.

Renato e Walmor foram condenados em 30 de janeiro e chegaram a deixar os cargos. A ação foi proposta pela coligação Uma Cidade Para Todos, que alegava que o prefeito e seu vice usaram indevidamente os meios de comunicação e pediram votos por meio de ofertas de vantagens, como empregos públicos.

Os dois voltaram aos cargos em fevereiro, por meio de uma medida liminar. Na decisão do TSE, publicada na quinta-feira (18), o ministro relator do processo, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, alegou que os fatos descritos não têm gravidade suficiente para serem considerados como conduta abusiva.

Nas redes sociais, Renato publicou um vídeo em que comemora a decisão. “Hoje eu me sinto com a alma lavada. Eu e meu vice sofremos uma injustiça, fomos crucificados pela oposição que faz uma grande de uma sacanagem”, afirmou.