Foto: Concresul /Divulgação

Estado enfrenta pior desastre climático de sua história

O Rio Grande do Sul enfrenta uma grave crise causada pelos temporais, com o número de mortos atingindo 66, segundo o último boletim da Defesa Civil divulgado neste domingo. Outros seis óbitos estão sob investigação, enquanto 155 pessoas ficaram feridas e 101 estão desaparecidas.

As chuvas afetaram significativamente o estado, obrigando quase 100 mil pessoas a deixarem suas residências, com mais de 700 mil pessoas impactadas. Além disso, a interrupção do fornecimento de energia elétrica afeta mais de 400 mil pontos e quase um terço das residências está sem abastecimento de água.

Os temporais também causaram danos nas rodovias estaduais e levaram a prefeitura de Porto Alegre a pedir o racionamento de água devido à cheia do lago Guaíba. Esforços conjuntos dos governos estão concentrados em resgatar pessoas afetadas, com mais de 10 mil resgates realizados até o momento.

Para ajudar, são necessários principalmente colchões, roupa de cama, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente lacradas para facilitar o transporte.