Novo centro e serviços especializados buscam oferecer maior acessibilidade e autonomia
No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina anunciou a expansão da sua rede de Centros Especializados em Reabilitação (CER). Atualmente, seis centros em regiões como Grande Florianópolis, Meio Oeste e Serra atendem pacientes com deficiência, fornecendo órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
A SES também está construindo um novo centro em São Miguel do Oeste, para atender à demanda crescente no Grande Oeste. “Nosso objetivo é garantir que todas as regiões tenham acesso a serviços essenciais de reabilitação”, afirmou Jaqueline Reginatto, coordenadora da área de atenção à pessoa com deficiência.
Além disso, o estado já oferece serviços para pacientes com estomia, beneficiando mais de 5.400 pessoas. O programa distribui insumos especializados para estomias intestinais, urinárias e respiratórias, com o apoio das regionais de saúde.
A SES também trabalha para facilitar o acesso a equipamentos de reabilitação, como cadeiras de rodas e próteses, além de realizar ações de capacitação em parceria com a Assembleia Legislativa. O objetivo é garantir que pessoas com deficiência recebam o apoio necessário para uma vida com mais autonomia e dignidade.
Veja também: