Desde a descoberta, ou desde a fase inicial do surto de coronavírus, profissionais de saúde da  UPA24h (Unidade de Pronto atendimento) das Unidades Básicas de Saúde – UBS de Bombinhas, que atuam na linha de frente no enfrentamento da doença, realizam um  trabalho em equipe com aplicação de práticas fundamentais para o atendimento de forma ágil e segura aos pacientes que apresentem sintomas ou confirmação da Covid-19.

Sabendo da gravidade e alta transmissibilidade do vírus, os profissionais de saúde   empregam métodos de atendimento como: aplicações de testes rápidos, atendimento de classificação de risco, envio para isolamento no caso de cuidados avançados, acompanhamento monitorado de casos suspeitos e demais ações que seguem um protocolo de atendimento. Verificando caso a caso, para que também seja identificado imediatamente se o paciente apresenta qualquer outra comorbidade.

Outra ação primordial nos atendimentos dessa natureza, levando maior segurança aos profissionais das equipes de saúde e também aos pacientes é a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), A Secretaria de Saúde do município disponibiliza a sua equipe, itens de segurança como: máscaras, aventais, óculos e protetores faciais, toucas, sapatilhas, luvas e álcool de uso individual e constante. 

Desta forma, os atendimentos seguem orientações e sistemas padrões que promovem um ambiente seguro de trabalho, com abordagens específicas, desde a triagem até os procedimentos de tratamento.

Vale lembrar que respeitando o isolamento social, a população colabora com o trabalho dos profissionais da Saúde e das demais categorias que atuam em serviços essenciais no combate à pandemia.