Primeira etapa de imunização foca em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios
Santa Catarina recebeu sua primeira remessa de vacinas contra a dengue, marcando o início da campanha de imunização em 13 municípios da região Nordeste. Com um quantitativo inicial de 29.100 doses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), iniciará a distribuição aos municípios nesta quinta-feira (22).
O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Crianças e adolescentes residentes nos 13 municípios da região Nordeste, com idade entre 10 e 14 anos, serão vacinados ao longo de 2024, totalizando um público-alvo de 71.468 pessoas. No entanto, a chegada das doses será escalonada, sem previsão de data para a segunda dose.
A Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, ressalta a importância da vacinação como parte das estratégias de enfrentamento à doença, enfatizando a necessidade de permanecer vigilante e eliminar locais propícios à proliferação do mosquito transmissor.
A seleção dos municípios contemplados com a vacina foi baseada em critérios como o porte populacional, a incidência de dengue nos últimos 10 anos e a predominância do sorotipo DENV-2. A ordem de distribuição das doses foi definida considerando o rankeamento das regiões de saúde, a disponibilidade de doses e o quantitativo total entregue em cada município.