Iniciativa busca reduzir filas de espera e promover diagnóstico precoce do câncer de mama no estado
No Mês da Mulher, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) promove um mutirão de mamografias para pacientes que aguardam pelo exame no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). A iniciativa, que ocorre durante todo o mês de março, visa ao diagnóstico precoce do câncer de mama. As ações estão concentradas na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, e no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, além de outras unidades vinculadas à SES.
Em 2024, o estado registrou mais de 2,5 mil novos casos de câncer de mama e realizou 167,2 mil mamografias pelo SUS. O secretário de Saúde, Diogo Demarchi Silva, destaca a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura.
Além do mutirão, a SES lançou a cartilha “A cor da esperança é rosa”, que oferece informações sobre fatores de risco, sinais e sintomas de alerta, diagnóstico precoce e direitos ao tratamento. O material também destaca a importância do apoio psicológico e familiar durante o tratamento, além de apresentar um mapa com os 19 hospitais habilitados para realizar tratamento oncológico pelo SUS em Santa Catarina.