Pai realiza salvamento inicial e equipe do SAMU garante atendimento vital em ocorrência de afogamento infantil
No Dia dos Pais, 11 de agosto, uma família em Rio do Sul enfrentou um susto quando uma criança quase se afogou na piscina de casa. O pai, ao perceber o incidente, retirou a criança da água e seguiu as orientações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para realizar manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) até a chegada da equipe de emergência.
Ao chegar ao local, a Unidade de Suporte Avançado do SAMU (Samu/USA) continuou o atendimento, estabilizando a criança com a ajuda de técnicas específicas para casos de afogamento. A equipe, formada por Ikaro Thael May, Tânia Paula Brito e a médica Emanuelle Dalle Vedove, realizou a aplicação de manta térmica e soro aquecido antes de levar a vítima ao Hospital Regional Alto Vale. A criança está em recuperação e passa bem.
O SAMU reforça a importância de medidas de segurança para prevenir acidentes em piscinas, como a supervisão contínua de crianças e a instalação de barreiras físicas ao redor de áreas aquáticas. Além disso, estar preparado para agir em situações de emergência pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Veja também: