Imagens: Instituto Felinos do Aguaí

Na última segunda-feira, 23, em um gesto significativo em prol da preservação ambiental, o Instituto Felinos do Aguaí inaugurou seu mais novo empreendimento: o viveiro florestal localizado no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, unidade de conservação administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

O evento marcou um passo crucial em direção à restauração ecológica e à promoção da biodiversidade em uma época em que a sustentabilidade se tornou uma das maiores preocupações da humanidade.

O viveiro florestal é um dos elementos centrais no programa de renaturalização do Instituto Felinos do Aguaí, cujo foco principal é o reflorestamento de áreas prioritárias para a conservação, adjacentes à Reserva Biológica Estadual do Aguaí.

A iniciativa envolve a produção de mudas de árvores nativas, que desempenham um papel fundamental na restauração de ecossistemas ameaçados e na preservação de habitats essenciais para a fauna silvestre. O segundo elemento é a reabilitação e soltura de felinos silvestres na natureza.

WhatsApp Image 2023 10 25 at 10.11.22
Foto: Instituto Felinos do Aguaí

“O empreendimento demonstra, mais uma vez, o quão fundamental é a parceria entre as instituições, sempre com o objetivo central de promover meios para a realização da pesquisa científica, da educação ambiental, e do envolvimento com comunidades locais visando à conservação das espécies e gerando resultados importantes para a gestão e a preservação da área protegida que a reserva envolve”, disse o gerente de Áreas Naturais Protegidas do IMA, Filipe Lemser.

Durante o evento de inauguração foi realizada a soltura de um gato-do-mato pequeno (Leopardus guttulus), que havia sido reabilitado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Florianópolis. O momento simbolizou a importância da reabilitação de animais silvestres e sua soltura na natureza, contribuindo para o equilíbrio e a preservação dos ecossistemas.

WhatsApp Image 2023 10 25 at 10.13.35
Foto: Instituto Felinos do Aguaí

“Além da inauguração do viveiro e da soltura do felino reabilitado, o evento também proporcionou uma comemoração simbólica dos 40 anos da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, um marco na conservação da biodiversidade no sul do estado”, comentou o coordenador da reserva, Joel Casagrande.

Os convidados presentes celebraram essa data especial com um bolo comemorativo e um caloroso “parabéns”, reconhecendo o trabalho árduo de todos os envolvidos na proteção desse patrimônio natural.

WhatsApp Image 2023 10 25 at 12.58.06
Foto: Instituto Felinos do Aguaí

“A reserva alcança áreas pertencentes aos municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso, cidades que são abrangidas pela CODAM do IMA em Criciúma, sendo extremamente importante para a conservação da biodiversidade, e também, para a manutenção dos recursos hídricos da região Sul do Estado de Santa Catarina”, lembrou o gerente da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental do IMA, (CODAM) de Criciúma, Ibanez Zanette.

WhatsApp Image 2023 10 25 at 10.09.49
Foto: Instituto Felinos do Aguaí

A inauguração do viveiro do Instituto Felinos do Aguaí e a celebração dos 40 anos da Reserva Biológica Estadual do Aguaí representam um testemunho de compromisso e dedicação à causa da conservação ambiental. Este evento marcante enfatiza a importância da cooperação entre organizações, instituições e comunidades para a construção de um futuro mais sustentável e equilibrado para as gerações futuras.