O projeto cultural Caminhos dos Antigos tem o objetivo de apresentar um roteiro turístico cultural, capaz de traduzir a história da ocupação territorial bombinense. Desenvolvido pela comunidade da Rua Surubim, a iniciativa contará com o Apoio da Prefeitura Municipal de Bombinhas.

A proposta busca valorizar pontos emblemáticas como a Surubim e trilhas conservadas (Trilha Histórica Mariscal – Zé Amândio. – Trilha Histórica do Parque Costeira de Zimbros), com ações que possam identificar e contar a história dos povos e comunidades tradicionais, além de contribuir na preservação do patrimônio histórico cultural da cidade. 

Como já acontece em algumas cidades históricas do Brasil e na Europa o turismo cultural é um elemento essencial para o desenvolvimento socioeconômico local, sendo uma alternativa para quem busca conhecer os bens materiais e imateriais produzidos na região, assim como: a história da cidade, seus personagens, o imaginário dos povos que por aqui passaram e por fim, apresentar as paisagens e trilhas de Bombinhas em outra perspectiva, valorizando nomes e histórias locais.

Tendo a comunidade como protagonista, o projeto pretende fomentar novos perfis turísticos, podendo reduzir os efeitos da sazonalidade na região. As atividades do projeto procuram promover e consolidar a imagem de cidade como um destino cultural, desenvolver espaços para feiras, mostras artísticas, procissões, folguedos e principalmente valorizar a arte e a pesquisa histórico-cultural no município.