Foto - Divulgação

Oficinas gratuitas abordam técnicas de teatro lambe-lambe e teatro de objetos, com inscrições abertas a partir dos 14 anos

Entre os dias 7 (quinta-feira) e 10 (domingo) de março, Canelinha será palco de duas oficinas gratuitas de teatro de animação. Essas atividades fazem parte do projeto Cartografia das Miudezas, uma iniciativa da Cia. Andante Produções Artísticas, com o intuito de compartilhar conhecimentos sobre teatro lambe-lambe e teatro de objetos. Cada oficina oferece 20 vagas e é aberta a qualquer pessoa interessada com mais de 14 anos. As inscrições estão disponíveis através deste link: https://bit.ly/cartografiadasmiudezas.

As oficinas são divididas em duas modalidades. A primeira, chamada Museu de Pequenos Afetos, ocorre no dia 7 (quinta-feira) e tem duração de quatro horas. Nessa prática, os participantes exploram o teatro de objetos, utilizando itens de afeto, memória e narrativa autobiográfica para criar pequenas cenas, que servirão como base para futuros projetos teatrais.

Já a oficina Caixa Misteriosa acontece nos dias 8, 9 e 10 (quinta, sexta e sábado) e aborda o teatro lambe-lambe. Essa modalidade consiste na apresentação de uma cena em miniatura para um único espectador através de uma pequena abertura em uma caixa. Durante a formação, os participantes aprenderão todas as etapas de construção da caixa-teatro, utilizando objetos de memória e narrativas autobiográficas para criar um espetáculo em miniatura.

Ao final de cada oficina, haverá uma demonstração de processo aberta ao público, permitindo que qualquer interessado conheça os diferentes processos criativos individuais e os resultados finais das oficinas.

As aulas serão ministradas por Jô Fornari, multiartista e produtora cultural, fundadora da Cia. Andante. Ela destaca a importância dessas atividades de formação para difundir o teatro de animação. O projeto prioriza a acessibilidade, com intérprete de Libras em metade das oficinas, dependendo das inscrições, e todos os espaços são plenamente acessíveis para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto Cartografia das Miudezas: Espaço de Formação é financiado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura. Além de Canelinha, o projeto também passará por Blumenau, Lages e Joaçaba.