Fotos: Roberto Zacarias/SECOM

Novo programa simplifica repasses e fortalece educação especial no estado

No Dia Internacional da Síndrome de Down, o Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), apresentou o Programa Gente Especial. O programa foi lançado pelo governador Jorginho Mello, que assinou um decreto para simplificar os repasses às instituições de educação especial no estado. O objetivo é reduzir a burocracia e facilitar o acesso aos recursos destinados ao atendimento educacional especializado em Santa Catarina.

O decreto, assinado pelo governador, unifica os repasses atualmente conhecidos como MRD e Fundo Social/Acolher, totalizando mais de R$ 320 milhões por ano. Esses recursos beneficiam 245 instituições, incluindo APAEs, AMAs e outras associações que atendem cerca de 29 mil educandos em todo o estado.

A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro Multiuso de São José e contou com uma apresentação de dança da Apae de Palhoça, além da participação da Associação Amigo Down de Balneário Camboriú.

A presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite, ressaltou a importância do programa, destacando que nunca houve uma facilidade tão grande nos repasses para a Educação Especial em Santa Catarina. O presidente da Federação das Apaes de Santa Catarina, Osmar Minatto, também expressou gratidão pelo convênio, afirmando que trará mais segurança para o trabalho das instituições.

O evento contou com a presença de lideranças das APAEs, Associações de Surdos, de Síndrome de Down e de pessoas com deficiência visual, além de representantes do Governo do Estado. O investimento na Educação Especial em Santa Catarina tem sido uma prioridade, com mais de R$ 244 milhões repassados em 2023, além do programa de cedência de professores mantido pela FCEE.