Massa de ar frio e umidade elevam chances de neve na região serrana do estado
A primeira neve do ano em Santa Catarina está prevista para ocorrer entre a noite desta terça-feira (9) e a madrugada de quarta (10). As temperaturas na Serra Catarinense devem variar entre 0°C e -2°C, condições ideais para a formação de neve devido à combinação de temperaturas negativas e alta umidade, conforme informado pela Epagri/Ciram.
Além da possibilidade de neve, áreas mais elevadas do Planalto Sul podem registrar chuva congelada. Esse cenário se intensifica na noite de quinta (11) e madrugada de sexta-feira (12) com a chegada de uma nova e intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil.
Nesta terça-feira (9), as máximas não devem ultrapassar os 18°C. A Defesa Civil alerta que pode haver chuva em praticamente todo o estado, mas com baixo risco de alagamentos.
Previsão de temperaturas para esta terça-feira:
- Extremo Oeste: 4,8°C a 13,4°C
- Oeste: 6,9°C a 12,2°C
- Meio-Oeste: 6,2°C a 12,2°C
- Planalto Sul: 2,9°C a 9,7°C
- Litoral Sul: 4,9°C a 12,9°C
- Vale do Itajaí: 5,9°C a 11,6°C
- Grande Florianópolis Serrana: 4,5°C a 7,7°C
- Grande Florianópolis Litorânea: 4,5°C a 12,2°C
- Planalto Norte: 6,4°C a 10°C
- Litoral Norte: 9,3°C a 14,7°C
O fenômeno da neve:
A neve é um fenômeno meteorológico que ocorre em condições de frio intenso e umidade. Ela se forma quando o vapor d’água das nuvens se transforma em cristais de gelo, que se agrupam e formam os flocos de neve. Para que ocorra a neve, a temperatura da nuvem deve estar abaixo de 0°C