Com restrições para caminhões e patrulhamento ampliado, iniciativa busca reduzir acidentes no feriado prolongado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou à meia-noite desta quarta-feira (18) a Operação Corpus Christi 2025, que segue até domingo (22), às 23h59, com foco na redução de acidentes nas rodovias federais que cortam Santa Catarina.
Durante o feriado prolongado, o tráfego aumenta consideravelmente, elevando os riscos, especialmente nos trechos da BR-282 e BR-116, na região de Lages, onde ocorre a 35ª Festa Nacional do Pinhão — evento que atrai milhares de visitantes à Serra Catarinense.
Em 2024, foram registrados 139 acidentes, resultando em 164 feridos e 8 mortes. Esses dados motivaram o reforço no patrulhamento, com ações como fiscalização de velocidade, testes de alcoolemia e uso de drones para monitoramento aéreo.
A PRF também determinou a restrição de tráfego para veículos com cargas excedentes (AET) em pistas simples nos seguintes períodos:
Quarta (18), das 16h às 22h
Quinta (19), das 6h às 12h
Domingo (22), das 16h às 22h
Para uma viagem segura, a PRF orienta os motoristas a planejar paradas, manter a documentação do veículo em dia, usar cinto de segurança (e cadeirinha infantil quando necessário), respeitar os limites de velocidade e evitar dirigir após consumir álcool. Em trechos com obras, a atenção deve ser redobrada.