Foto: Divulgação FECAM

FECAM lidera delegação na marcha em defesa dos municípios

Nesta segunda-feira, 20, uma delegação de 104 prefeitos catarinenses chega a Brasília para participar da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que se estende até quinta-feira, 23 de maio, deve reunir mais de 8 mil pessoas em apoio ao municipalismo no Brasil. O estande da Federação dos Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em parceria com o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) e o Consórcio de Inovação da Gestão Pública (Ciga), será o ponto de encontro dos catarinenses no evento.

A delegação catarinense inclui 596 participantes, entre eles 104 prefeitos, 33 vice-prefeitos, 151 vereadores e 306 outros representantes de associações de municípios e consórcios. Segundo Fabrício Oliveira, presidente da FECAM e prefeito de Balneário Camboriú, a presença da FECAM na Marcha é crucial para assegurar que as necessidades dos municípios catarinenses sejam atendidas.

O momento mais importante para os representantes de Santa Catarina será a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense na terça-feira, 21. O objetivo é apresentar as principais demandas dos municípios catarinenses aos parlamentares do estado em Brasília.

Entre os temas discutidos na 25ª Marcha a Brasília estão a desoneração da folha de pagamentos, o Movimento Mulheres Municipalistas, os desafios climáticos enfrentados pelos municípios e a reforma tributária. Durante a estadia em Brasília, a diretoria da FECAM e seus assessores técnicos também terão reuniões com órgãos do Governo Federal para tratar de questões específicas da gestão pública municipal.

Kleber Wan-Dall, vice-presidente da FECAM e prefeito de Gaspar, destacou a importância de discutir temas essenciais para o avanço de Santa Catarina e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. Ele enfatizou a necessidade de reuniões com órgãos federais para abordar questões pontuais.

Sobre a FECAM

Fundada em 1976, a Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) visa fortalecer a gestão pública municipal e promover o desenvolvimento dos municípios catarinenses. A FECAM articula politicamente com órgãos estaduais e federais, oferece assessoria técnica e promove capacitações para gestores municipais, defendendo os interesses dos municípios catarinenses e incentivando a cooperação entre eles.