Foto: Divulgação

Obras impulsionam turismo e resolvem questões ambientais na orla do município

Nesta quinta-feira (5), Porto Belo inaugura os Molhes do Rio Perequê e do Rio Perequezinho em um evento que contará com a presença do governador Jorginho Mello. Financiadas pela ACIP, as obras solucionam questões ambientais e impulsionam o turismo na cidade.

Com um investimento de R$ 13 milhões, o Molhe do Rio Perequê possui 360 metros de extensão, enquanto o Molhe do Rio Perequezinho, com 135 metros, estabiliza a foz do rio e reduz a sedimentação na praia. Além disso, foi realizado o desassoreamento de áreas críticas para melhorar a vazão das águas.

A iniciativa integra uma parceria público-privada inédita no Brasil, permitindo que obras como esta sejam realizadas com recursos privados por meio de outorga onerosa. Segundo Hilan Bitermann, vice-presidente da ACIP, o próximo passo será a execução de um projeto urbanístico que requalificará toda a orla, integrando os novos molhes ao paisagismo da região. A parceria entre Porto Belo e a ACIP é regida pela Lei Complementar Municipal nº 212/2023, garantindo a execução de obras que priorizam a qualidade de vida dos moradores e o desenvolvimento sustentável.