Foto: Divulgação / CBMSC

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, localizado no município de Palhoça, enfrentou um desafio assustador: um incêndio de grande proporção que ameaçava a rica biodiversidade e a beleza única da região. As chamas no parque iniciaram na tarde de segunda-feira (25) e se estenderam até a manhã de terça-feira (26), quando foram controladas pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e Corpo de Bombeiros Militar de SC.

foto 4

O fogo, alimentado pela vegetação e pelos fortes ventos, rapidamente se espalhou, avançaram sobre os bairros da praia do Sonho e Ponta do Papagaio. Diante desse cenário crítico, a ação coordenada em um trabalho conjunto foi fundamental para conter o avanço das chamas e proteger o Meio Ambiente. Os profissionais das forças de segurança enfrentaram as adversidades para garantir a segurança da população local e a preservação do ecossistema.

foto 6

As equipes, coordenaram esforços para controlar o incêndio em diferentes frentes. Com o apoio do Batalhão de Aviação da PMSC, por meio do helicóptero Águia, e do Corpo de Bombeiros sobrevoavam a área, coletando água do mar e lançando sobre as chamas, enquanto bombeiros e policiais militares atuavam no solo, enfrentando terrenos difíceis e condições desafiadoras.

Após horas de intensa batalha, as equipes conseguiram controlar e extinguir o incêndio, evitando danos irreparáveis ao ecossistema da Serra do Tabuleiro. Havendo indícios de que a ação tenha sido criminosa, o caso está sendo apurado para verificar a causa do incêndio e possíveis autores.