Com o intuito de combater o tráfico de drogas, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) inicia nesta segunda-feira, 27, a operação Narco Brasil. A ação visa deflagrar pontos de comercialização de entorpecentes, a desarticulação de atividades ilícitas e o cumprimento de mandados de busca e apreensão.

A operação Narco Brasil é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), e está sendo realizada em todas as unidades da federação. Atuará junto com a PMSC, a Polícia Rodoviária Federal, Secretarias de Segurança Pública e Polícia Civil.

Durante a execução, serão realizadas ações preventivas, ostensivas e repressivas de combate ao tráfico de drogas, como blitz, barreiras, abordagens e fiscalizações de veículos e pessoas. Além disto, serão realizadas campanhas de conscientização acerca dos malefícios do uso de entorpecentes.

O objetivo da ação é reprimir os delitos relacionados ao tráfico de drogas numa parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, comemorado em 26 de junho.

Para o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, “a Operação visa combater os delitos de tráfico de drogas e demais crimes conexos. A corporação trabalhará em parceria com outras instituições com ações preventivas e repressivas, buscando manter a paz em nossas cidades e a proteção da sociedade”.