Usuários poderão registrar contestação diretamente no app e bancos terão até 11 dias para reembolsar valores confirmados
A partir desta quarta (1º), clientes Pix poderão usar um botão de contestação diretamente no app do banco para relatar fraudes ou golpes. Esse recurso faz parte do MED (Mecanismo Especial de Devolução) e permite iniciar a disputa sem contato humano.
Para usar, o usuário busca a opção “contestar Pix” ou “solicitar devolução” no aplicativo, envia documentos ou prints como prova, e o banco receptor é avisado para bloquear os valores.
Os dois bancos envolvidos têm até sete dias para checar o caso. Se confirmado o golpe, a devolução será feita em até 11 dias.
Segundo a ABBC, essa ferramenta agiliza o caminho da restituição, aumentando chances de recuperar o dinheiro antes que o fraudador mova os recursos.
O botão não é válido para erros de digitação na chave Pix, arrependimentos ou disputas comerciais — seu uso é restrito a casos de fraude ou coerção comprovada.
Outra mudança prevista permitirá a devolução mesmo que o dinheiro já tenha sido transferido para conta diferente daquela usada no golpe. Esse mecanismo entra em fase facultativa em novembro e será obrigatório em fevereiro de 2026.