A Polícia Civil de Santa Catarina apoia a campanha internacional “Outubro Rosa”. A iniciativa de conscientização serve para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero. Ao longo do mês, a instituição divulgará cards com informações e orientações a respeito.

Você, mulher, tem feito o auto exame? Ido ao médico e realizado anualmente os seus exames preventivos? ❕A prevenção é sempre o melhor remédio.

Observar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças são pontos importantes, mas não substitui a mamografia. Os exames são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e cuide-se!

“Ter informação, saber se prevenir e onde buscar ajuda é extremamente importante. Já que com o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam muito”, destaca Lígia Castellon, médica infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). O INCA também afirma que o câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.

Já o Ministério da Saúde destaca que os principais fatores de risco comportamentais relacionados são: excesso de peso corporal, falta de atividade física, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Para o tratamento de câncer de mama, o SUS oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.

(Com informações da Secretaria de Estado da Saúde e do Governo de SC)

120331995 331932774540960 6870376280391441835 n