Foto: MPSC/Divulgação

Mandados de prisão e busca em sete estados e no DF

Nesta quarta-feira (07/02), o GAECO e a Polícia Civil de SC iniciaram a Operação Takedown, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa nacional especializada em invasões a sistemas bancários por meio de ataques cibernéticos. São cumpridos 12 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em sete estados e no DF.

A investigação teve início após o roubo com restrição de liberdade de duas gerentes de uma instituição financeira em Blumenau/SC, em 20/09/2022. Os criminosos visavam a subtração dos notebooks das vítimas, previamente encomendados para viabilizar invasões e subtrações de valores, resultando em um prejuízo de R$ 2,5 milhões.

O CyberGAECO identificou a estrutura do grupo e os responsáveis pelas invasões, conhecidas como “ataque lógico”. Três ex-colaboradores da instituição financeira também tiveram prisão decretada por auxílio ao crime.

A operação conta com o apoio de diversas instituições e destaca-se o CyberGAECO, uma força-tarefa especializada para combater delitos virtuais, formada por integrantes da Polícia Civil, Militar, Penal, Corpo de Bombeiros e Ministério Público de SC.