GAECO/MPRS investiga desvios de doações em Barra do Ribeiro (RS) - Foto: MPRS /Reprodução /G7SC

Suprimentos destinados a vítimas de enchente foram redirecionados para ONG ligada a pré-candidato

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) está investigando um possível desvio de doações pela Defesa Civil, destinadas às vítimas das enchentes em Barra do Ribeiro. As investigações revelaram que os itens foram entregues indevidamente a uma ONG associada a um pré-candidato nas próximas eleições municipais.

A operação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), focou em três membros da Defesa Civil de Eldorado do Sul. Dois dos suspeitos estão concorrendo nas eleições municipais deste ano. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em depósitos e residências dos envolvidos, resultando na apreensão de centenas de produtos, documentos e dispositivos eletrônicos que servirão de provas.

De acordo com a promotora de Justiça Maristela Schineider, os desvios visavam utilizar as doações como parte de uma estratégia de campanha eleitoral, beneficiando futuros eleitores dos suspeitos. A investigação continua sob a coordenação dos promotores André Dal Molin e Maristela Schneider, do Núcleo Regional – Metropolitana do GAECO.

Nota da Prefeitura de Eldorado do Sul:

Em resposta à investigação, a Prefeitura de Eldorado do Sul esclareceu que os três agentes públicos mencionados foram afastados temporariamente de suas funções para garantir a transparência do processo. A administração municipal reafirmou seu compromisso com a ética e a transparência na utilização dos recursos destinados aos cidadãos e se comprometeu a colaborar plenamente com as autoridades para uma rápida elucidação dos fatos.