Com quase 220 metros de comprimento, navio da BYD impressiona pelo porte e pela tecnologia – Foto: Divulgação

Embarcação inovadora, com tecnologia sustentável, reforça presença da marca chinesa no mercado brasileiro

O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, se prepara para receber, no final de maio, o maior navio transportador de veículos do mundo, o BYD Shenzhen. A embarcação traz consigo 7 mil carros elétricos da montadora chinesa BYD, marcando a maior remessa da empresa ao Brasil até o momento.

O navio, que partiu de Jiangsu, na China, em 27 de abril, possui impressionantes 219 metros de comprimento e 37,7 metros de largura. Com capacidade para transportar até 9.200 veículos, o Shenzhen é equipado com um sistema de propulsão híbrido, utilizando combustível marítimo tradicional, gás natural liquefeito (GNL) e baterias BYD Box, visando maior eficiência energética e redução de emissões.

A escolha de Itajaí como destino reflete a estratégia da BYD de fortalecer sua presença no mercado brasileiro, que se tornou seu principal mercado externo. A empresa já comercializa no país modelos como Dolphin, Song e Yuan, e planeja iniciar a produção local em sua futura fábrica em Camaçari, na Bahia.

Além de atender à crescente demanda por veículos elétricos, a chegada do Shenzhen antecipa a importação de veículos antes do aumento das alíquotas de importação previsto para julho, aproveitando o atual cenário tributário.

A operação reforça o compromisso da BYD com a mobilidade sustentável e sua estratégia de expansão global, que inclui a construção de uma frota própria de navios para otimizar a logística internacional.

Fonte: NSC