INSS terá prazo de até 15 dias úteis para realizar o ressarcimento aos beneficiários com descontos indevidos - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Mais de 9 milhões de beneficiários devem confirmar autorizações de descontos via aplicativo Meu INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar, nesta terça-feira (13), aproximadamente 9,4 milhões de aposentados e pensionistas sobre possíveis descontos irregulares em seus benefícios. As mensagens são enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, alertando sobre descontos de entidades associativas.

A partir desta quarta-feira (14), os beneficiários poderão acessar o aplicativo para verificar detalhes dos descontos, como o nome da entidade, valores e período. Caso não reconheçam ou não tenham autorizado os débitos, poderão solicitar o cancelamento e o ressarcimento dos valores.

O INSS esclarece que não realiza contatos por telefone, SMS ou e-mail. Todas as comunicações oficiais são feitas pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Para baixar o aplicativo, disponível para Android e iOS, o usuário deve acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo, instalar o “Meu INSS” e fazer login com sua conta gov.br.

O ressarcimento será efetuado diretamente na conta bancária onde o beneficiário recebe seu pagamento, sem necessidade de apresentação de documentos adicionais. As entidades terão 15 dias úteis para efetuar a devolução após a solicitação.

Essa medida é parte da “Operação Sem Desconto”, que investiga fraudes em descontos não autorizados de aposentados e pensionistas, estimando prejuízos de até R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024.

Fonte: Agência Brasil