Foto: Divulgação

Segundo o MetSul, há risco de trovoadas e pancadas fortes de chuva, não se descartando a possibilidade de granizo

Uma frente fria vai provocar mudanças no tempo em Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir desta quinta-feira (1). Esse sistema, traz ainda a segunda massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas.

Segundo o MetSul, há risco de trovoadas e pancadas fortes de chuva, não se descartando a possibilidade de granizo, no Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina a partir de sexta.

A frente fria avança ao longo desta sexta-feira e traz chuva para todas as regiões na primeira metade do dia. Entre a tarde e à noite, a instabilidade persiste na Metade Norte enquanto pelo Oeste e o Sul gaúcho o tempo melhora com o retorno do sol em diversas localidades.

Os volumes de chuva na passagem desta frente fria pelo Sul do Brasil não devem ser altos em grande parte das localidades.  Os dados dos modelos meteorológicos indicam que na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul os acumulados de precipitação devem ficar entre 15 mm e 30 mm com marcas de 30 mm a 50 mm, ocasionalmente superiores, mais localizadas.

Os dados não sugerem risco de tempo severo mais generalizado na passagem desta frente, o que é sempre uma preocupação em se tratando de sistemas frontais na primavera climática, um período do ano de grande incidência de tempo severo. Podem ocorrer temporais, mas se vierem a ocorrer serão por demais isolados e mais com granizo, sobretudo miúdo.

A queda da temperatura já será sentida em muitas cidades gaúchas no final da sexta, quando ocorrem as mínimas do dia e a sensação será de frio. Será no sábado, contudo, que o resfriamento será mais generalizado no território gaúcho e tende a se acentuar.

Com a chegada do ar frio, o tempo melhora em grande parte do Rio Grande do Sul no sábado, mas ainda haverá maior nebulosidade com chuva leve ou garoa no Sul e no Leste do estado, especialmente na primeira metade do dia, com melhora posterior.