Cerimônia marcou também a entrega de viaturas e equipamentos para ampliar ações de salvamento e resposta emergencial durante o verão
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou uma cerimônia na manhã desta segunda-feira (15), no Grupamento de Busca e Salvamento, em Florianópolis, para a formatura de 55 novos Guarda-Vidas Civis Voluntários e a entrega de viaturas e equipamentos ao 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM).
O evento, que contou com a presença do comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, integra as ações de preparação para a Operação Estação Verão 2025/2026, quando o efetivo de guarda-vidas é reforçado em várias praias de Santa Catarina.
Os guarda-vidas civis voluntários receberam a certificação após treinamento que os habilita a atuar sob supervisão em salvamento aquático e atenção a banhistas durante a alta temporada, ampliando a capacidade de prevenção e resposta emergencial.
Na solenidade, o 1º BBM também recebeu novos equipamentos operacionais, incluindo um veículo Auto Resgate 4×4, itens de proteção individual multimissão, dispositivos tecnológicos como GPS marítimo, sonar e câmera termográfica, além de drones e ferramentas para atividades diversas.

Esses recursos, viabilizados por meio de parcerias institucionais, fortalecem a atuação das guarnições em ocorrências de resgate, combate a incêndios e salvamento em áreas de difícil acesso, elevando o padrão de atendimento ao cidadão.
O reforço faz parte do plano do CBMSC para ampliar a segurança durante o verão, somando-se aos cerca de 399 postos guarda-vidas que ficarão ativos em praias de todo o estado na estação mais movimentada do ano.










