Fotos: Felipe Carneiro / Arquivo / Santur

Conhecer o Litoral catarinense, apoiar os estudos regionais e implementar projetos para a proteção e o manejo dos recursos pesqueiros no Estado. É com este objetivo que a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Secretaria de Aquicultura e Pesca lançam o Programa de Cooperação para Estudo da Biologia Populacional de Recursos Pesqueiros Catarinenses.

“Este edital é voltado à pesquisa da pesca em todo o litoral catarinense e contempla a produção de um relatório final, com informações importantes, como espécies existentes e forma como são realizadas as práticas em Santa Catarina”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

A ideia do novo edital é implementar práticas de pesquisa que possam gerar conhecimento sobre a biologia e a ecologia de recursos pesqueiros de relevância à atividade de pesca no Estado, subsidiando a implementação de instrumentos de gestão e políticas públicas na área.

“É um marco importante e histórico para a o setor de aquicultura e pesca catarinense que apresentará soluções inovadoras para a gestão dos recursos pesqueiros em nosso Estado”, comemora o Secretário da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo.

felipe carneiro g florianopolis 32b3270
Foto: Felipe Carneiro / Arquivo / Santur

Ao total, serão destinados R$ 1,7 milhão para a realização da pesquisa. Entre as espécies pesquisadas estão: anchova; corvina; tainha; camarão sete-barbas, branco e rosa; espada, bagres, siri, entre outros.

A proposta aprovada deve contemplar ainda a integração e troca de experiências entre grupos de pesquisa de diferentes regiões do Estado, sendo o estudo realizado em rede, com pesquisadores de diferentes Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) de Santa Catarina.

Serviço