“A Bela Adormecida” encanta público na estreia do evento
A noite de abertura do 41° Festival de Dança de Joinville foi marcada pela apresentação emocionante de “A Bela Adormecida”, um dos balés mais renomados do mundo. Na segunda-feira (15), mais de 4 mil pessoas lotaram o Centreventos Cau Hansen para assistir ao espetáculo, apresentado pelo Ballet Estable do Teatro Colón, da Argentina, sob a direção de Mario Galizzi. Esta é a primeira vez que a obra é apresentada integralmente no festival, com uma execução impecável de 58 bailarinos e 13 alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
A apresentação destacou Ayélen Sanchez e Federico Fernandez como os protagonistas, retratando o príncipe e a princesa em uma performance que encantou o público. Ayélen, uma das estrelas do Ballet do Teatro Colón, voltou ao palco do festival onde brilhou pela primeira vez aos 12 anos, dançando o mesmo papel de Aurora no Festival Meia Ponta em 2001.
Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, destacou a importância do evento na formação de talentos, lembrando de outros bailarinos de renome internacional que iniciaram suas carreiras no festival. Ele ressaltou a trajetória inspiradora de Ayélen e outros dançarinos como Luciana Sagioro e João Pedro dos Santos Silva, que hoje integram o Ballet da Ópera de Paris.
“A Bela Adormecida”, baseado no conto de fadas de Charles Perrault, é uma história clássica de amor e luta entre o bem e o mal. O espetáculo foi dividido em três atos, retratando a maldição da Fada Carabosse, o sono profundo da princesa Aurora, e o despertar pelo beijo do verdadeiro amor, culminando em uma celebração de casamento repleta de personagens de contos de fadas.