Foto: Divulgação / SES

Campanha reforça a importância do uso da camisinha e da realização de testes rápidos, além de combater o estigma associado à doença

A campanha Dezembro Vermelho chega para reforçar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do HIV/Aids. Com o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensifica ações para conscientizar sobre os métodos preventivos e combater o preconceito que ainda envolve a doença.

Em Santa Catarina, 2.492 novos casos de HIV foram registrados em 2023, a maioria entre homens de 20 a 39 anos. Apesar do aumento de diagnósticos, o número de óbitos apresentou queda no último ano, graças à ampliação do acesso ao tratamento gratuito.

Métodos como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), além dos preservativos, continuam sendo ferramentas eficazes na prevenção. A testagem rápida está disponível gratuitamente no SUS, com resultados em até 30 minutos. Se detectado, o tratamento antirretroviral é iniciado de imediato, melhorando a qualidade de vida e reduzindo a transmissão do vírus.

“Conscientizar e ampliar o acesso aos métodos preventivos são passos fundamentais no enfrentamento ao HIV/Aids”, ressalta a infectologista Regina Valim, da DIVE.