Imagem: Ilustrativa

Operação revela mais de 13 mil imagens ilícitas e gravações clandestinas de pacientes em hospital de Itapiranga

Na manhã desta quarta-feira, 31 de julho, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva contra um médico investigado por armazenar imagens e vídeos contendo pornografia infantil e por gravar clandestinamente pacientes do sexo feminino nuas durante atendimentos médicos. A operação, realizada em apoio à Promotoria de Justiça da Comarca de Itapiranga, é um desdobramento de ações iniciadas em novembro de 2023.

Na primeira fase da operação, realizada em 24 de novembro de 2023, o CyberGAECO, com base em dados cibernéticos, apreendeu diversos equipamentos eletrônicos do investigado. A análise desses equipamentos, feita pela Polícia Científica, revelou a existência de mais de 13 mil imagens e vídeos contendo cenas de sexo envolvendo crianças e adolescentes. Além disso, descobriu-se que o médico gravava ilegalmente suas pacientes durante consultas.

O GAECO, em Santa Catarina, é uma força-tarefa composta por diversos órgãos, incluindo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, focada na identificação, prevenção e repressão de organizações criminosas. Já o CyberGAECO é especializado em crimes cibernéticos, atuando para identificar e reprimir infrações penais em ambientes virtuais​