Estado é o terceiro com maior avanço econômico no Brasil, ficando atrás apenas de Ceará e Pará
Entre janeiro e julho de 2024, a economia de Santa Catarina cresceu 4,3%, consolidando-se como uma das mais dinâmicas do país. O estado ficou atrás apenas do Ceará (5,6%) e do Pará (5,5%) no ranking de crescimento, conforme dados divulgados pelo Banco Central.
O resultado de Santa Catarina supera a média nacional de 2,6%, refletindo um ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação. De acordo com o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o avanço econômico é resultado de uma política consistente de apoio aos setores produtivos, além da segurança e oportunidades de emprego que atraem investidores.
O setor industrial, juntamente com serviços e agronegócio, tem impulsionado o crescimento do estado, que também se destaca pela sua infraestrutura e exportação de produtos para diversos mercados internacionais.
O Banco Central mede mensalmente o nível de atividade econômica nos estados por meio do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).