Fotos: Capitão André Nunes e soldado Eduardo De Souza

Para atuar no Corpo de Bombeiros Militar na atividade de Busca e Resgate com cães é preciso que o binômio, dupla entre bombeiro militar e cão de busca passe por uma certificação. Nesta edição, em Blumenau, participaram 13 binômios de Santa Catarina, Amapá, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Tocantins.

Dos 13 participantes, 10 foram aprovados, passando pelas provas de habilidades fundamentais; varredura de área (busca rural); rastreio por odor específico e busca por restos mortais.

Embora a maior parte dos cães de busca do CBMSC sejam da raça Labrador, outras raças também podem receber certificação.

O cabo Ronaldo Fumagalli é o primeiro e único militar a certificar três cães para busca rural no Brasil, primeiro certificou a cadela Find, já falecida, seguindo com o Hunter e nesta certificação o cão Barak. Uma curiosidade é que a Find e o Hunter são caẽs da raça Labrador e o Barak é a estreia da raça Braco Alemão atuando no CBMSC.

Outra raça que é estreante na corporação é o Rastreador Brasileiro, o cão Fogo foi certificado para Busca Rural por Odor Específico, ele é conduzido pelo 3º sargento Jacques Romão, também condutor do Labrador Bravo.

O cão Nick, Laborador conduzido pelo cabo Genivan Küll, também foi certificado nesta edição. É a primeira certificação da dupla.

WhatsApp Image 2023 05 05 at 15.30.52
Corpo de Bombeiros Militar realiza certificação nacional de cães de busca 2

Homenagens

Além dos certificados, os bombeiros militares de Santa Catarina que participaram da missão de busca na cidade de Recife – que completa um ano neste mês – receberam a Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar, como forma de agradecimento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ao trabalho realizado em 2022.

Viatura

No encerramento da certificação, pensando na melhoria do serviço de busca e resgate com cães na região de Blumenau, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede na cidade, transformou uma viatura 4×4.

Esta nova versão é equipada com placa solar, bateria estacionaria, cozinha completa e capacidade para transportar três cães com total conforto, além de caixa para transporte de materiais e toldo lateral, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 70 mil do convênio entre o CBMSC e o município de Blumenau.