Foto: Divulgação

Frente fria trará chuvas significativas e riscos de alagamentos em Santa Catarina

A partir desta quinta-feira (23), Santa Catarina e Rio Grande do Sul enfrentarão chuvas intensas e temporais, conforme alertam a Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No RS, que ainda se recupera de enchentes recentes, a precipitação pode chegar a 100 milímetros até sexta-feira (23).

Em SC, a quinta-feira começou nublada, com pancadas de chuva no Oeste e temporais se espalhando para outras regiões até a tarde. A frente fria que avança trará chuvas fortes, ventos de até 70 km/h, e possibilidade de granizo, especialmente nas áreas de divisa com o RS. Já no RS, um ciclone extratropical no oceano intensificará as tempestades, aumentando os volumes de chuva previstos e o risco de enchentes.

Previsão para o fim de semana

Na sexta-feira (24), SC continuará com tempo instável, especialmente no centro e norte, mas a chuva começará a diminuir no decorrer da tarde com a chegada de uma massa de ar polar. As temperaturas cairão acentuadamente, com mínimas à noite variando entre 10°C e 15°C, podendo ser ainda mais baixas na Serra.

No sábado (25), a frente fria se afasta, mas a umidade residual manterá o céu nublado em todo o estado. As temperaturas continuarão baixas, com mínimas entre 5°C e 8°C nos planaltos e Meio-Oeste, e máximas abaixo dos 20°C no litoral. O mar ficará agitado, com ondas de até 3,5 metros no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

No domingo (26), um cavado (área alongada de baixa pressão) trará de volta a instabilidade, com aumento de nuvens e condições de chuva em todas as regiões de SC. Na segunda-feira (27), o cavado intensifica-se, formando um sistema de baixa pressão que provocará mais chuva intensa e temporais.