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Esse ano começou com uma grande novidade na Câmara de Vereadores de Itapema. O Balcão da Cidadania entrou em operação no mês de janeiro, oferecendo um leque de serviços à população. Desde o primeiro dia de funcionamento, já foram mais de 200 atendimentos prestados à população. O primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina.

Em breve, serão disponibilizados novos serviços no Balcão, como emissão de certidões negativas, auxílio para produção e impressão de currículos, além do acesso à vagas do Banco de Empregos.

Para o atual presidente da Câmara, vereador Jean do Dimar (MDB), a prestação de serviços nos Legislativos Municipais segue uma tendência que busca a ampliação do acesso à direitos civis e também individuais do cidadão. “A Câmara de Itapema segue se modernizando e se espelhando em boas práticas de outros municípios. Facilitar o acesso a serviços como esses, é uma forma do Legislativo trabalhar diretamente para a população, utilizando sua estrutura física e de pessoal nesse sentido”, conta ele, que entra no último ano do seu mandato à frente da Mesa Diretora.

A primeira carteira de identidade feita através do Balcão da Cidadania de Itapema já foi entregue no último dia 08/02, ao cidadão Fernando José Polettini, que veio até o Legislativo fazer o documento do seu filho de um ano. Ele comemorou o fato de receber o documento do menor no mesmo dia em que seu filho comemorou seu primeiro aniversário. “Primeiro ano de vida, com o primeiro documento”, registrou.

Ação planejada já um ano

A ação para implantação do Balcão da Cidadania começou a ser planejada há um ano pelo presidente Casa Legislativa. Desde então, Jean promoveu diversas mudanças administrativas a fim de oferecer os novos serviços na Câmara Municipal. “Primeiro ampliamos o horário de atendimento, sem fechar no almoço para que as pessoas possam buscar nossos serviços nos horários livres. Depois iniciamos o treinamento da equipe do Balcão diretamente com a Polícia Científica catarinense para emissão dos documentos. Então, no segundo semestre, realizamos um concurso público prevendo cargos já para atuar nesse novo programa institucional da Câmara de Itapema” relembra o presidente.

Saiba como renovar ou fazer sua Carteira de Identidade

O primeiro passo é agendar o seu atendimento diretamente no site (policiacientifica.sc.gov.br) da Polícia Científica (PCSC). O atendimento no Balcão da Cidadania para este serviço só pode ser feito com horário marcado, quando é liberado o sistema da PCSC para o cadastro realizado. Depois, basta comparecer ao agendamento levando Certidão de Nascimento ou casamento original, sem estar plastificada ou com danos. Para outros serviços, basta o cidadão ir diretamente à Câmara Municipal para ter acesso ao Balcão da Cidadania.

Confira na reportagem da TV Câmara como fazer seu agendamento!