Com tecnologia europeia, caminhão de Sevilha reforça frota e eleva eficiência nas emergências
O Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC) destina um investimento superior a R$ 70 milhões, entre 2025 e 2026, para renovar sua frota pesada. Entre as aquisições, está um caminhão modelo ABTR — Auto Bomba Tanque e Resgate — vindo de Sevilha, que será o primeiro da categoria no estado.
O novo equipamento, que será alocado no 3º Batalhão de Blumenau, chega nas próximas semanas após trâmites de importação e registro. Construído conforme padrões europeus, o caminhão dispensa adaptações, garantindo segurança e performance desde a fabricação .
Sua carroceria é fabricada em copolímero — material leve, flexível, resistente a impactos, corrosão e temperaturas superiores a 600 °C. O caminhão possui um tanque de 4.000 litros e conta com dois canhões monitores (um superior e um frontal), controlados por joystick, além de 96 ferramentas certificadas para resgates complexos

O comandante-geral, coronel Fabiano de Souza, pontuou que o investimento reforça a tecnologia disponível à corporação, aprimorando sua capacidade atendida emergencial do estado. O tenente-coronel Corradini, de Blumenau, ressaltou que a viatura representa um salto em eficiência operacional e segurança.
O aporte ressalta o compromisso contínuo com a modernização dos serviços de emergência em SC. Nos próximos dias, a viatura passará por inspeções técnicas antes de entrar em operação, com o objetivo de posicionar Blumenau como referência em prontidão e resposta eficiente no combate a incêndios e resgates.