Foto: Prefeitura de Florianópolis, Divulgação

Evento celebra a cultura açoriana e traz programação com pratos à base de ostras e grandes atrações musicais até 8 de dezembro

A 22ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra) começou nesta terça-feira (3), em Florianópolis, celebrando a tradição e a riqueza gastronômica da capital catarinense. O evento acontece até domingo (8), no CentroSul, com expectativa de atrair mais de 70 mil visitantes ao longo dos seis dias de programação, marcada pela culinária típica, música ao vivo e exposições culturais.

Florianópolis, responsável por 90% da produção nacional de ostras, é o cenário ideal para o festival. A Fenaostra reúne 14 restaurantes especializados que oferecem desde as clássicas ostras ao bafo até criações inovadoras, como moquecas e escondidinhos. Além disso, cerca de 60 expositores estão presentes, comercializando produtos artesanais e souvenirs que valorizam a cultura açoriana.

fenaostra
Sequência de ostra – Foto: Redes sociais /Reprodução

Entre as atrações musicais, grandes nomes nacionais e artistas locais animam o público. Na abertura, o grupo Entre Elas se apresenta às 20h, seguido pelo lançamento dos sambas-enredo do Carnaval 2025. Destaque para shows de Pixote, na sexta-feira (6), e Yasmin Santos, no sábado (7). O encerramento fica por conta de Dazaranha no domingo (8), às 20h.

Os ingressos variam entre R$ 10 e R$ 50, com entrada gratuita até às 17h nos dias úteis. Para quem prefere chegar de carro, há estacionamento pago disponível no entorno do CentroSul. Mais informações e vendas estão disponíveis no site oficial do evento.

Além de desfrutar da gastronomia e dos shows, o público terá a chance de vivenciar a cultura açoriana por meio da ambientação temática do espaço e das apresentações folclóricas. A Fenaostra, mais uma vez, reforça o título de Florianópolis como a “capital da ostra” no Brasil, destacando a importância econômica e cultural desse molusco para a cidade.