Foto: Edu Jake /Reprodução @sobrevoaploripa

Registro com drone na praia do Moçambique revela a presença de filhote de baleia com coloração única

Na manhã da última segunda-feira (22), um filhote de baleia semialbino foi avistado na praia do Moçambique, em Florianópolis. O animal foi registrado pelo surfista Edu Jake com o uso de um drone. A baleia, de coloração branca com manchas pretas, é uma raridade, conforme aponta o Projeto Franca Austral (ProFranca), do Instituto Australis, que monitora esses animais na região.

Karina Groch, diretora de pesquisa do ProFranca, explica que “as baleias geralmente nascem com o corpo todo preto, mas algumas podem apresentar manchas brancas, caracterizando o semialbinismo”. Além disso, outro filhote semialbino foi avistado na Praia do Rosa, em Imbituba, durante um sobrevoo da SCPAR Porto de Imbituba na última sexta-feira (19), onde um recorde de 99 baleias foi registrado.

Groch ressalta que os filhotes semialbinos tendem a escurecer com o tempo, adquirindo uma coloração cinza à medida que crescem. O aumento no número de avistamentos nesta temporada foi acima das expectativas, mas ainda não está claro se isso indica uma temporada recorde ou uma antecipação das visitas das baleias ao litoral catarinense​