Foto: Reprodução

Cachorrinha foi encontrada amarrada e desnutrida; tutor pode responder por crime ambiental

Na manhã de quarta-feira (13), uma cadela pitbull, chamada Cecília, foi resgatada em estado crítico no bairro Itaipava, em Itajaí. Ela estava amarrada pelas quatro patas em uma casinha, sem acesso a comida ou água, caracterizando maus-tratos. A denúncia foi feita ao Instituto Itajaí Sustentável (INIS), que acionou a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) para o resgate.

Cecília apresentava sinais de debilidade e desnutrição. Após o resgate, foi encaminhada para cuidados veterinários e está sob observação na unidade. O Instituto destaca a importância de denunciar casos de maus-tratos e informa que Cecília também precisa de um novo lar. Interessados em adotá-la podem entrar em contato com a Defesa Animal pelo WhatsApp (47) 98857-2144.

O tutor de Cecília foi identificado e conduzido à delegacia. Ele poderá responder pelo crime de maus-tratos a animais, conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa. A Prefeitura de Itajaí informa que, em julho, a Defesa Animal atendeu 1.063 solicitações da população, incluindo 133 resgates e 100 fiscalizações.