
Criminosos utilizavam maquininhas adulteradas para realizar cobranças indevidas; dupla é presa em Itajaí
Nesta quarta-feira (12), a Polícia Civil de Santa Catarina prendeu dois homens em Itajaí, suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada no “golpe da maquininha”. Os criminosos se passavam por funcionários de uma conhecida rede de floriculturas e contatavam mulheres em datas especiais, informando que elas haviam recebido um buquê de flores, mas que seria necessário pagar uma pequena taxa na entrega.
O falso entregador comparecia à residência da vítima com uma máquina de cartão adulterada. Durante a tentativa de pagamento, a máquina exibia mensagens de “erro”, enquanto, na verdade, eram realizadas transações até o limite do cartão. Em alguns casos, as vítimas forneciam outros cartões na tentativa de concluir o pagamento, aumentando o prejuízo.
Em dezembro de 2024, um dos suspeitos foi preso em flagrante ao tentar aplicar o golpe em uma policial penal em Joinville. Após ser liberado com uso de tornozeleira eletrônica, ele continuou praticando os crimes. A Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville identificou que o suspeito estava envolvido em diversos furtos mediante fraude na região e solicitou sua prisão preventiva.
Estima-se que a quadrilha tenha causado um prejuízo de aproximadamente R$ 300 mil, com mais de 100 vítimas em Santa Catarina, sendo 42 em Joinville e 16 em Itajaí. No momento da prisão, os suspeitos estavam com máquinas de pagamento adulteradas, uma moto com compartimento de entrega e o cartão de uma vítima recente.
A Polícia Civil orienta a população a desconfiar de entregas inesperadas que exijam pagamento de taxas e a verificar a autenticidade antes de realizar qualquer transação.
Ver essa foto no Instagram