Encontro com prefeitos da AMFRI e autoridades da ANTT debate soluções urgentes de mobilidade
O vice-prefeito de Itapema, Eurico Osmari, esteve na última terça-feira (26) em Brasília, participando de uma reunião na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O encontro reuniu prefeitos e representantes da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), com o objetivo de discutir soluções para os problemas de mobilidade no trecho da BR-101 que atravessa a região.
Durante a reunião, foram debatidos temas como a viabilidade de implantação de uma terceira pista, obras pontuais de interesse municipal e alternativas para reduzir os constantes congestionamentos que afetam a circulação urbana. A pauta também incluiu a melhoria das vias marginais e a busca por soluções que garantam mais segurança e fluidez no tráfego.
Um dos principais encaminhamentos foi a remessa das demandas e projetos prioritários ao Tribunal de Contas da União (TCU), que terá até 120 dias para análise, antes de possíveis ajustes no contrato da concessionária Arteris. O objetivo é assegurar investimentos estratégicos para toda a extensão da BR-101 que envolve os 11 municípios da AMFRI.
“Essa reunião é fundamental para que nossas solicitações avancem e para que possamos garantir melhorias reais na mobilidade. A população de Itapema e da região sofre diariamente com congestionamentos que impactam a qualidade de vida”, ressaltou Eurico Osmari.
Também participaram da audiência o prefeito de Itajaí, Robison Coelho; a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan; o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan; o prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda; o secretário executivo da AMFRI, Daniel Neves; o diretor executivo do CIM-AMFRI, Jaylon Jander; e o senador Esperidião Amim.