Leréu do Sertão" explora a memória rural de Bombinhas - Foto: Diulgação

Projeto cultural leva filmes ao bairro José Amândio neste domingo

Neste domingo (2), a Tramela Produções, de Bombinhas, promove uma sessão gratuita de cinema através do projeto Cinema no Bairro. O evento ocorrerá no Espaço Cultural Engenho do Miminho, no bairro José Amândio, a partir das 18h. Serão exibidos três curtas-metragens: “Leréu do Sertão,” “Vidas de Engenho” e “Rasga Mortalha.”

A iniciativa visa proporcionar uma experiência cultural à comunidade local, onde o acesso a atividades artísticas é limitado. Os filmes selecionados refletem tanto a cultura de Bombinhas quanto do Nordeste brasileiro. “Leréu do Sertão” explora a memória rural de Bombinhas e é dirigido por Santiago José Asef e Marcos Aurino Pinheiro. “Vidas de Engenho,” dirigido por Aline Lúcia Vieira, destaca a importância histórica e cultural dos engenhos de farinha na região. Já “Rasga Mortalha,” dirigido por Pattrícia de Aquino, conta a história de um senhor que vive no interior do Brasil e lida com os rumores e superstições locais.

Aline Lúcia Vieira, responsável pela Tramela Produções, destaca a importância do intercâmbio cultural entre Bombinhas e o Nordeste. Segundo ela, o bairro José Amândio possui muitos moradores nordestinos e famílias tradicionais que mantêm vivas as tradições locais.

O projeto Cinema no Bairro é realizado com recursos do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo – Edital Audiovisual, e conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de Bombinhas e a Fundação Municipal de Cultura.