Fotos: Rafael Weiss

EMASA normaliza serviço após dias de transtornos e anuncia sindicância para investigar falhas

Após dias de transtornos causados por transbordamento de esgoto no centro de Balneário Camboriú, a EMASA finalizou na madrugada de domingo (13) a instalação de duas novas bombas na Estação Elevatória da Rua 3700. Os equipamentos foram trazidos de Criciúma em regime de urgência e instalados pelas equipes técnicas da autarquia durante a noite de sábado (12).

Segundo a empresa, o funcionamento do sistema de escoamento foi restabelecido com sucesso, permitindo que os efluentes da região norte da cidade voltem a ser encaminhados corretamente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança.

Durante a emergência, 12 caminhões hidrovácuo foram mobilizados para evitar novos transbordamentos. Além disso, ainda na madrugada de domingo, equipes com caminhões hidrojato fizeram a limpeza completa das estruturas da elevatória, incluindo as da Rua 2950.

A EMASA também anunciou que abrirá uma sindicância para apurar a queima de quatro bombas em menos de 15 dias — falha considerada inédita. Um laudo técnico deve apontar as causas do problema e orientar a adoção de medidas corretivas e preventivas.

A autarquia reforça o compromisso com a transparência na apuração e garante que atua para que o sistema opere com mais segurança e estabilidade daqui em diante.

Confira também:

Tubo rompe em Balneário Camboriú e transforma avenida em “mar”