80 ocorrências em outubro levam Corpo de Bombeiros a intensificar medidas de segurança
O número de afogamentos em Santa Catarina aumentou em 50% no mês de outubro, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar. Com 80 casos registrados, o aumento em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 53 ocorrências, acendeu um alerta para as autoridades de segurança aquática, que já estão intensificando as ações preventivas antes da chegada do verão e da alta temporada de turismo no estado.
Especialistas indicam que a redução no volume de chuvas pode ter contribuído para o aumento do número de banhistas em praias e rios, resultando em maior exposição a riscos. Um caso emblemático foi o de uma adolescente de 12 anos, que se afogou na Praia dos Ingleses e foi resgatada em estado grave.
Diante desse cenário, os bombeiros recomendam vigilância constante sobre crianças e reforçam a importância de guarda-vidas nas áreas de lazer aquáticas. Além disso, orientam a instalação de barreiras de proteção em piscinas e atenção redobrada em locais sem supervisão profissional.
Com a aproximação do verão, as operações preventivas da corporação, como campanhas educativas e a instalação de novos pontos de monitoramento, devem se intensificar para minimizar os riscos.
Fonte: NSC