Relatório do IMA aponta qualidade da água em 238 pontos ao longo do litoral catarinense
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) publicou o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2024-2025, avaliando a qualidade da água em 238 pontos monitorados no litoral do estado. O levantamento, que analisa as últimas cinco coletas, indica que 174 desses locais estão próprios para banho, o equivalente a 73,11% dos pontos analisados. Em Florianópolis, a porcentagem sobe para 75,86%, com 66 pontos classificados como adequados.
Esse relatório é parte do Programa de Monitoramento da Balneabilidade, que atende 28 municípios litorâneos e cobre mais de 100 praias e balneários entre o Sul e o Norte do estado, incluindo regiões como Araranguá, Balneário Camboriú, Itapema e São Francisco do Sul. O monitoramento segue um cronograma rigoroso que, de outubro a março, realiza coletas semanais, divulgando os dados sempre às sextas-feiras. Nos meses de baixa temporada, entre abril e setembro, o monitoramento é feito mensalmente.
O público pode acompanhar o status das praias em tempo real no site oficial do IMA, onde as informações são constantemente atualizadas conforme as análises avançam. O relatório completo pode ser acessado aqui, e o aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros Militar de SC, também permite verificar o status das praias, ajudando os banhistas a se informarem sobre a balneabilidade de forma acessível e prática.










